Implante Dental, o que é e como funciona?

Atualizado: Jun 6



IMPLANTE dental é um pino de titânio que substitui a raiz de um dente perdido, posicionado cirurgicamente abaixo da gengiva, no osso. O implante serve de apoio para a prótese (dente) e é indicado para repor a perda de todos os dentes, de alguns ou de apenas um dente.


Se você busca restabelecer sua função mastigatória e obter novamente um sorriso belo e harmônico, você está lendo o posto certo! Abaixo vamos falar um pouco mais sobre Implante dental e esclarecer as dúvidas mais frequentes em consultório, boa leitura.


Como funcionam os implantes dentários?


Por serem integrados ao osso, os implantes oferecem um suporte estável para os dentes artificiais. Próteses parciais e totais montadas sobre implantes não escorregarão nem mudarão de posição na boca, um grande benefício durante a alimentação e fala.

Esta modalidade de prótese é chamada “protese sobre implante” e confere ao paciente mais segurança em todas as funções bucais proporcionando uma situação mais natural do que pontes ou dentaduras convencionais.


Para algumas pessoas, as próteses e dentaduras comuns são simplesmente desconfortáveis ou até inviáveis, devido a pontos doloridos ou falta de adaptação a estes aparelhos. Além disso, as pontes comuns devem ser ligadas aos dentes em ambos os lados do espaço deixado pelo dente ausente. Com a colocação de implantes não é necessário preparar ou desgastar um dente natural para apoiar os novos dentes substitutos no lugar como é feito em pontes fixas convencionais.


Para receber um implante, é preciso que você tenha gengivas saudáveis e ossos adequados para sustentá-lo. Você também deve comprometer-se a manter estas estruturas saudáveis. Uma higiene bucal meticulosa e visitas regulares ao dentista são essenciais para o sucesso a longo prazo de seus implantes.



O tipo de implante mais recomendado na atualidade é o ósseo integrado que se mostrou uma revolução no tratamento de pacientes parcial ou totalmente desdentados.


Como funciona o Implante Ósseo Integrado:


São implantados por meio cirúrgico diretamente no osso maxilar. O período da osseointegração (integração ao osso) leva em média 4 a 6 meses dependendo da região a receber o implante. Após este período, uma segunda cirurgia é necessária para ligar o implante ao meio bucal, nesta fase o cirurgião dentista remove a gengiva que está recobrindo o implante e finalmente, um dente artificial (ou dentes) é conectado ao implante, individualmente, ou agrupado em uma prótese que pode ser de dois tipos:


Prótese Protocolo: — Prótese total implantosuportada e implantoretida, fixada sobre 4 a 8 implantes em média, este tipo de prótese é parafusada e retirada apenas pelo seu dentista, é uma prótese que confere boa estética e é uma ótima opção para quem pretende fugir da dentadura, o único incoveniente é que este tipo de prótese é mais difícil de ser higienizada pois todos os detes são conectados entre si, exigindo bastante cuidado do paciente. Pode ser feita em resina ou porcelana.


Prótese Overdenture: — Prótese total removível sobre implante, este tipo de prótese é mais barata que a prótese protocolo porque exige menos implantes (2 a 6 em média) e é confeccionada em resina. Esta prótese é como uma dentadura, porém, tem um encaixe em uma barra que conecta os implantes à prótese, conferindo a esta mais estabilidade e retenção. Esta prótese pode ser retirada pelo paciente e por isto a sua higienização é facilitada.


Precisarei fazer algum tipo de manutenção após o tratamento de implantes? A manutenção dos implantes garante um total sucesso a longo prazo do tratamento com implantes dentários, é imprescindível o controle periódico dos implantes e dos tecidos que os suportam. Para ter um controle clínico, é recomendado ir ao dentista a cada seis meses para manutenções, higienizações e controle clínico radiográfico. Mesmo assim, é muito importante que se tenha uma higienização diária, tanto da prótese quanto dos implantes.

Instalar implante dentário é dolorido? Não. Hoje em dia com o avanço da tecnologia e técnicas cada vez mais simples, o tratamento é realizado sob efeito de anestésico. Sempre são administrados medicamentos antes e depois da cirurgia, garantindo assim um pós- operatório bem simples e confortável ao paciente.

Terei que ficar sem dentes durante o tratamento? Não necessariamente. Poderá ser feita uma prótese provisória com um material mais simples. Ela poderá ser fixada ou não aos dentes pilares com um material de fácil remoção. O uso da prótese provisória é importante para proteger os dentes vizinhos e promover um bom resultado estético, para que você não pare de sorrir.


Existe algum tipo de rejeição do organismo? O tratamento de implante é seguro e de simples execução, porém cada organismo reage de uma forma. Mesmo que o implante seja feito de titaniumm, um material inerte ao osso, em mínimos casos o organismo pode rejeitá-lo. Qualquer fabricante de implante ou mesmo o especialista que o execute orienta o paciente a seguir todas as recomendações para que o tratamento tenha sucesso.

Qualquer pessoa pode obter implantes dentários? Sim, mas deve ter mais de 18 anos de idade ou ter cessado o crescimento ósseo, este é o momento em que termina o processo de formação dos ossos faciais. O paciente também precisa ter um bom estado de saúde e não estar em um tratamento intensivo, por exemplo, contra um câncer ou doenças sistêmicas graves.

Pacientes fumantes podem fazer implantes dentários? O tabagismo pode prejudicar a cicatrização adequada de um implante, entretanto, isso não impede que fumantes tenham implantes dentários instalados e reabilitados com sucesso. Ressaltamos que Você deve vir a HarmoniClinic conversar com nossos especialista para informações mais especificas relacionadas às suas necessidade dentais e efeitos do tabagismo.





Eaí, gostou do conteúdo até aqui?


Caso queira fazer uma avaliação, e saber mais sobre tratamentos odontológicos, é só clicar aqui.














#implante #protese #dentadura #sorriso #saudebucal

98 visualizações
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

Harmoniclinic

R. Felipe Schmidt, 382 , Centro, Canoinhas - SC - CEP:89460-090

CNPJ: 34.300.180/0001-49 - CRO/SC: 12780 

Os produtos aqui comercializados deverão ser retirados mediante agendamento prévio.

© 2019 -  HarmoniClinic criado para Harmonizar sua vida.