top of page
Buscar
  • Foto do escritorHarmoniclinic

Preenchimento de Olheiras

Atualizado: 8 de set. de 2021



Quem sofre com as olheiras sabe muito bem o quanto elas podem tornar nossa aparência mais cansada e acabar afetando a autoestima.


Para disfarçá-las, muitas mulheres apostam em maquiagens, cremes clareadores e procedimentos estéticos, como o preenchimento com ácido hialurônico.


Buscamos no post abaixo esclarecer as principais dúvidas sobre o preenchimento de olheiras. Confira!


O que são olheiras?


Olheiras são as manchas escuras em torno dos olhos que podem surgir em diferentes formas e cores, normalmente sendo marrons, azuladas ou um pouco arroxeadas.

São causadas por fatores como genética, tabagismo, poucas horas de sono, profundidade dos olhos, estresse, excesso de melanina, envelhecimento e espessura da pele.


Por isso, podemos dizer que há vários tipos de olheiras, tais como as olheiras profunda, pigmentares, sanguíneas e as vasculares. Enta um pouco mais sobre cada tipo de olheira:



  • Olheiras pigmentares

São olheiras de tom amarronzado, mais comuns em pessoas de pele negra e morena. Por serem causadas pelo acúmulo de melanina na região em torno dos olhos, são consideradas um tipo de melasma.


Sem proteção adequada ou com exposição solar excessiva, esse tipo de olheira pode piorar. No entanto, existem peelings, procedimentos a laser e dermocosméticos que ajudam a tratar.




  • Olheiras profundas

Normalmente são as olheiras com coloração castanha ou marrom, presentes em pessoas que possuem o globo ocular com cavidade mais profunda. Assim, a olheira cria um olhar ainda mais profundo, devido a sombra que se cria.


A causa desse tipo de olheira é genética, pois se relaciona a estrutura óssea facial da pessoa.


  • Olheiras vasculares

Podem ocorrer como consequência de algum distúrbio no sistema circulatório ou por retenção de líquidos. No entanto, podem estar relacionadas também ao estresse, cansaço e horas de sono insuficientes.


Geralmente, são olheiras que apresentam uma cor ligeiramente azulada, podendo surgir junto ao um pequeno inchaço na região em torno dos olhos.


  • Olheiras sanguíneas

Essas olheiras acontecem pelo acúmulo de hemoglobina nos vasos sanguíneos na região dos olhos. No entanto, alguns fatores podem piorar o problema, como desidratação e rinite alérgica.


Quem possui esse tipo de olheira, aparenta ter manchas com coloração arroxeada em torno dos olhos.


Quando preencher as olheiras?


O preenchimento de olheiras é mais indicado para as pessoas que possuem o tipo de olheira profunda. Ou seja, quando a pessoa apresenta uma depressão do sulco logo abaixo dos olhos, que forma uma sombra marcante.


Devido a essa característica, ficam com o rosto sempre com aspecto de cansaço.

Para diminuir esse problema, o preenchimento é a opção com os resultados mais satisfatórios.




Isso porque, dependendo do caso, nem o uso de dermocosméticos ou maquiagens dão conta de disfarçar essas sombras.

Mas, de modo geral, o preenchimento de olheiras é um procedimento simples, para correção das olheiras profundas.


É feito para preencher os sulcos, depressões ou rugas presentes em torno da região dos olhos, que podem ser causadas pelo envelhecimento ou por uma questão genética.


Nos demais tipos de olheiras, há tratamentos que proporcionam bons resultados, como o uso de cremes e outros procedimentos estéticos, pois as causas não estão relacionadas a uma característica física, como é no caso da olheira profunda.


Por isso, o preenchimento


o não é recomendado para todas as pessoas e se faz necessário a consulta de avaliação com um profissional especializado.


Como funciona o preenchimento com ácido hialurônico?


Apesar de existirem outras opções de preenchimento, como o feito com gordura, o preenchimento de olheiras feito com ácido hialurônico é a opção mais utilizada.


Esse ácido é uma substância que nosso organismo produz naturalmente, mas que passa a produzir em menor quantidade a partir dos anos. Assim, a pele acaba ficando mais ressecada e com aspecto envelhecido.



Esta é uma opção para as pessoas que possuem olheiras profundas e que não conseguem bons resultados com outros tratamentos estéticos.


O preenchimento com ácido hialurônico ajuda a tratar o problema ao devolver elasticidade e hidratação a pele.


Essa melhora da hidratação da pele acontece devido ao potencial do ácido hialurônico de absorver água com bastante facilidade.


Por isso, ele ajuda a suavizar rugas, cicatrizes e olheiras, sendo uma substância presente em diversos dermocosméticos.


Além disso, o preenchimento de olheiras com ácido hialurônico também proporciona uma espécie de amortecimento que ajuda na reparação dos tecidos, preservando a ação da elastina e do colágeno na pele.


Apesar de ser uma substância sintética, o ácido hialurônico utilizado no preenchimento pode ser utilizado sem grandes riscos, sendo um procedimento seguro e com bons resultados.


O importante é ter em mente de que é preciso buscar um profissional competente para fazer o procedimento da forma mais segura possível.


Na prática, como é feito?


O preenchimento normalmente é feito por cirurgião-dentista, mas também pode ser realizado por outros profissionais, como o cirurgião-plástico, dermatologista ou biomédico.


O profissional, independente da área, deve iniciar o procedimento realizando a higiene adequada da região e fazendo a marcação em que a injeção de ácido hialurônico será feita.


Para essa marcação, o profissional deve apalpar a borda óssea da região dos olhos, para definir onde o ácido deve ser injetado.


Ao contrário de outros tipos de preenchimento, no caso das olheiras, é preciso ter bastante cuidado com a densidade da aplicação, por se tratar de uma pele mais fina do que dos lábios.


Por exemplo, se as injeções forem muito superficiais pode ocorrer um efeito contrário ao propósito do tratamento, causando o surgimento de hematomas, inchaço e nódulos.


Após a marcação, uma pomada anestésica é aplicada no local, para que o paciente não sinta dor ou desconforto durante a aplicação do preenchimento.


Após a injeção do ácido hialurônico, o profissional realiza uma massagem na região, ajudando a espalhar melhor a substância aplicada e suavizando as depressões.


Esse é um procedimento que pode ser feito em homens e mulheres, com anestesia local e com duração, em média, de 15 minutos.


Quanto tempo dura o efeito?


O preenchimento de olheiras não é um procedimento definitivo. Por isso, após algum tempo, para manter os mesmos resultados, o paciente deverá refazê-lo. O tempo de duração depende muito para cada pessoa.


Com ácido hialurônico, a duração em média varia entre 6 meses a 1 ano, podendo durar até 2 anos em alguns casos.




Eaí, gostou do conteúdo até aqui?


Caso queira fazer uma avaliação, e saber mais sobre os resultados do Preenchimento da Olheira e demais procedimentos de Harmonização Facial, é só clicar aqui.














179 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page